BRASIL 1 X 2 HOLANDA
O jogo de ontem pôs fim ao sonho do hexa de muitos brasileiros,inclusive eu.
Para algumas pessoas a Holanda deu um "show de bola",não sei se viram o mesmo jogo que eu,se calhar não,porque eu vi um jogo bastante equilibrado! Primeira parte Brasil,segunda parte Holanda!As próprias estatísticas oficiais do site da Fifa mostram que houve equilíbrio no jogo. A posse de bola ficou bem dividida, com 51% para os holandeses e 49% para os brasileiros.As duas equipas acertaram o alvo quatro vezes cada um e ambas cometeram 20 faltas. O jogador que percorreu a maior distância na partida foi o brasileiro, Daniel Alves.
Como podemos ver,não houve "show de bola" sobre ninguém! Não houve um "banho" de ninguém em ninguém,e digo isso porque recebi uma mensagem a dizer: "Então Nathalia, a Holanda esta a dar um banho no Brasil",e foram esses comentários que me deixaram completamente indignada e irritada! Claro,as pessoas tem direito de darem a opinião,mas não me venham dizer que a Holanda jogou muito melhor que o Brasil,porque não foi isso que aconteceu!
Numa carta escrita por Marcelo Barreto à um menino que chorava na arquibancada do Estádio Nelson Mandela Bay, ontem,após a perda do Brasil, ele disse algo muito interessante:
"Você é muito novo, e quatro anos ainda parecem muito tempo.(...)Em 2014 tem Copa no Brasil e você vai poder voltar a um estádio para ver a seleção, perto de casa, talvez até com seus parentes e amigos. Vai ser legal. Você também é muito novo para entender uma coisa importante, que nem muitos adultos entenderam ainda: nao dá para ganhar todas. O mundo é muito grande, tem muita gente boa de bola fora do Brasil. Ser brasileiro já nos dá o privilégio de ter visto nossa seleção ser campeã mais vezes do que qualquer outra. Imagina o que é ser criança na Holanda… Você também é muito pequeno para saber que o futebol tem bem mais do que aquilo que a gente vê em campo. Sorte sua! Crescer tem muita coisa boa, mas também te faz aprender, meio na marra, que aquelas carinhas no seu álbum de figurinhas são de gente de carne e osso, com qualidades e defeitos, que erram e acertam… E às vezes nos deixam na mão. Os brasileiros que erraram hoje já foram crianças como você. Sonharam com a Copa do Mundo e chegaram perto dela. Não sei se você está com raiva do Dunga, do Felipe Melo, ou só triste e achando que o futebol é injusto, como eu fiquei em 82. Talvez você ainda seja muito novo para pensar nisso também, mas não é questão de justiça."
Faço deles as minhas palavras :) O povo brasileiro tem garra e tem fé,e por isso que sempre acreditamos que podemos ganhar. Há pessoas que dizem que os brasileiros falam muito e pensam que são os maiores e,por isso,é que ficaram tão descontentes e surpresos com a derrota. Os brasileiros não falam muito e não pensam que são os maiores,os brasileiros só têm orgulho da pátria deles,e têm orgulho dos 5 mundiais(1958;1962;1970;1994;2002) que já ganharam! De certeza que se Portugal ou outra selecção qualquer,tivesse conquistado 5 mundiais também se orgulhariam disso!
Por isso,deixo aqui o meu recado: Vamos parar de criticar,e começar a pensar com um espírito desportivo: Alguém ganha e alguém perde. Essa não foi a vez do Brasil,que também não foi uma selecção brilhante nesse mundial,mas jogamos bem,e temos orgulho em termos chegados onde chegamos.
Nosso Histórico:
1930 1.ª fase
1934 Oitavos-de-final
1938 3.º lugar
1950 2.º lugar
1954 Quartos-de-final
1958 Vencedor
1962 Vencedor
1966 1.ª fase
1970 Vencedor
1974 4.º lugar
1978 3.º lugar
1982 Quartos-de-final
1986 Quartos-de-final
1990 Oitavos-de-final
1994 Vencedor
1998 2.º lugar
2002 Vencedor
2006 Quartos-de-final